Como funciona o
reconhecimento de imagem
As pesquisas por reconhecimento de imagem, a tecnologia da IA trabalha em conjunto com a realidade aumentada. Isso significa que você usa uma imagem do mundo real para realizar ações virtuais, como fazer buscas on-line ou identificar produtos.
Nos buscadores Google e Bing é possível pesquisar praticamente qualquer coisa através do reconhecimento de imagem. Basta enviar a imagem desejada no campo de busca e eles mostrarão todos os resultados relacionados. Também é possível informar a URL de uma página e, no caso do Bing, tirar a foto na hora.
Já no segundo caso, facilita e muito a busca por produtos na internet, o que influencia diretamente na taxa de conversão de vendas. Esse recurso é tão poderoso que a Amazon e o eBay criaram suas próprias ferramentas de busca por reconhecimento de imagem em seus aplicativos. E mesmo o Google utiliza esse recurso para detectar produtos e até vendê-los, por meio de anúncios de terceiros.
No caso dos dois varejistas, o usuário tem a opção de carregar uma imagem, tirar uma foto na hora ou fazer a leitura do código de barras. Já no caso do Google, é possível inserir uma URL ou enviar a imagem. Já as opções para escanear imagens ou código de barras só estão disponíveis no Google Lens.
Aplicações do Reconhecimento
de Imagens
Finanças
Como a autenticação acontece de forma muito rápida, a biometria de voz é muito interessante para as empresas, pois reduz no mínimo em 4 vezes o tempo o processo de autenticação tradicional, baseado nas perguntas para confirmação de dados.
Quando isso é multiplicado pelas centenas ou milhares de autenticações que são feitas diariamente, isso significa uma redução de custo muito significativa.
Cliente VIP
Lojas físicas, como supermercados, podem utilizar o reconhecimento de imagens, por meio das câmeras de segurança, para identificar quando um cliente VIP entra na loja, podendo enviar uma promoção em tempo real.
E-commerce
Baseado nos itens que os usuários estão navegando, aplicações que usam reconhecimento de imagens, podem procurar produtos parecidos aos que o usuário está olhando, recomendando a compra. O ganho na qualidade de recomendação que essa abordagem traz é a seguinte: se o seu cliente está procurando estantes de livro, vamos recomendar outras estantes de livros para ele olhar também, mas não qualquer tipo de livros, e sim recomendar estantes parecidas com a que o seu cliente está interessado.
Recomendação de Roupas
Imagine a quantidade de vezes que seu cliente viu uma roupa em algum lugar (filme, série, comerciais) e ficou interessado em comprar uma peça parecida. O reconhecimento de imagem pode ser utilizado por empresas de moda para receber uma imagem, utilizar a segmentação semântica de imagem para separar as roupas encontradas na imagem e procurar em seu catálogo roupas parecidas para recomendá-la para o cliente.
Segurança do trabalho
Garantir a adequação das normas de segurança em ambientes críticos, como fábricas e ambiente de construção civil. Alguns dos itens mais comuns que as normas de segurança exigem nesses ambientes sãos os capacetes de segurança, coletes e as vezes botas reforçadas. Garantir que todos os colaboradores estão utilizando os itens de segurança dentro dos locais exigidos, utilizando câmeras de segurança, é uma das possíveis aplicações.