VANTAGENS DO USO DA
BIOMETRIA DE VOZ
As grandes vantagens do uso da biometria de
voz para autenticação de pessoas são:
Boa experiência para
A biometria é interessante para a experiência do cliente porque ela simplesmente elimina a necessidade dos clientes criarem e memorizarem senhas para cada uma das empresas que se relacionam.
Com apenas 3 segundos de fala os sistemas já conseguem fazer uma análise com 98% de eficácia.
Redução do tempo de atendimento
Como a autenticação acontece de forma muito rápida, a biometria de voz é muito interessante para as empresas, pois reduz no mínimo em 4 vezes o tempo o processo de autenticação tradicional, baseado nas perguntas para confirmação de dados.
Quando isso é multiplicado pelas centenas ou milhares de autenticações que são feitas diariamente, isso significa uma redução de custo muito significativa.
Diferentes áreas que
utilizam biometria de voz
Citamos, na sequência, algumas das diferentes
áreas que também se utilizam de biometria de
voz.
Transações financeiras online
Os bancos, empresas administradoras de cartão de
crédito e demais instituições financeiras têm começado a
usar mais essa tecnologia. Como já dissemos, um cliente
pode acabar se esquecendo da senha numérica, mas
obviamente não há como se olvidar da própria voz.
Aplicativos móveis
Com o uso cada vez mais intenso dos smartphones, há,
consequentemente, um uso maior dos aplicativos. Em vez
de processos tradicionais e cansativos de login, basta o
usuário fazer o reconhecimento por voz.
Esse reconhecimento por voz também é útil como
medida de segurança contra o furto de smartphones,
tablets e afins.
Validação de transações pela Internet
É uma ideia bastante similar àquela feita nos aplicativos móveis. Boa parte
dos notebooks vêm com um microfone embutido, permitindo à pessoa
fazer diferentes transações pela Internet
em e-commerces, por exemplo.
O uso da biometria de voz é um dos muitos passos que sua empresa
pode trilhar rumo à transformação digital. Uma vez que essa ferramenta é
implementada, é necessário saber como ela se relaciona com outras
tecnologias e modernizações dentro do mercado de telecomunicações e
que os contact centers se utilizam recorrentemente.